top of page

Quando o ciúmes se torna inimigo do Amor

  • Foto do escritor: mariana ozório
    mariana ozório
  • 12 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai.


Casal se abraçando

O ciúmes é um sentimento complexo e que, dentro de uma relação amorosa, geralmente surge quando uma das partes sente ou percebe a sua relação afetiva com seu parceiro ameaçada por outra pessoa. A sensação de ameaça constante gera insegurança à pessoa enciumada e ao relacionamento.


O ciúmes pode ser desencadeado por situações reais ou por suposições e fantasias que a pessoa enciumada constrói sobre possíveis infidelidades e/ou abandono. Neste texto, abordaremos o segundo tipo, ou seja, o ciúmes que é desencadeado por suposições e fantasias.


Nos relacionamentos amorosos, o ciúmes pode se manifestar de diversas formas, desde sentimentos sutis, geralmente vinculados à pessoa que sente ciúmes, até reações mais intensas e agressivas direcionadas ao parceiro e ao relacionamento.



Comportamentos de ciúmes em um relacionamento


  1. Vigilância excessiva: A pessoa enciumada passa a monitorar constantemente as ações do parceiro. Esse comportamento gera uma falsa sensação de controle sobre a relação e uma falsa redução do medo (de perda e de traição) e da insegurança. Comportamentos comuns da vigilância excessiva: controle sobre as redes sociais do parceiro, questionamentos invasivos sobre onde o parceiro esteve, com quem falou e sobre o que conversou, acessar as redes sociais e mexer no celular do parceiro sem o seu consentimento.


  1. Comportamentos possessivos: Ações controladoras que buscam manter a exclusividade da relação, buscando ter o parceiro “só para si”. É comum que esse tipo de comportamento reflita em tentativas de isolamento, onde o parceiro diminui ou, inclusive, cessa completamente o contato com amigos e familiares, sendo o relacionamento a sua única fonte de sociabilidade.


  1. Acusações infundadas: O ciúmes alimentado por insegurança pode resultar em acusações sem fundamento, como sugerir que o parceiro esteja interessado em outra pessoa.


  1. Sentimento de inadequação: A pessoa enciumada se sente inferior ou incapaz de satisfazer as necessidades emocionais e/ou físicas de seu parceiro. Com isso, faz comparações constantes entre ela mesma e os possíveis “concorrentes”.


Mulher triste

Dessa maneira, podemos perceber que o ciúmes, fruto de suposições e fantasias da pessoa enciumada, impacta a sua vida e sua relação. Os impactos vão desde a insegurança até o fim do relacionamento, pois o ciúmes, nesse caso patológico, gera desconfiança e afastamento entre as pessoas e dificulta a construção e a vivência de uma comunicação saudável entre os amantes.


Para o enfrentamento efetivo do ciúmes, é importante buscar ajuda profissional. A psicoterapia individual pode exercer um papel fundamental tanto para a pessoa enciumada quanto para o parceiro que sofre as ações abusivas geradas pelo ciúmes.


Tanto para o paciente enciumado quanto para o paciente que sofre com o ciúmes de seu parceiro, a psicoterapia atua como ferramenta de autocuidado e autoconhecimento, ajudando-o a desenvolver uma comunicação saudável, isto é, uma comunicação aberta, honesta e assertiva, de forma que o paciente possa expressar seus sentimentos e preocupações de forma construtiva e respeitosa. Ela, ainda, oferece ferramentas para fortalecer a autoestima e a confiança.


Ademais, para os pacientes enciumados, a psicoterapia individual ajudará a compreender e combater a insegurança, a desenvolver confiança no parceiro e no relacionamento, e a lidar com os próprios medos.


Se você se identificou com os sinais de ciúmes excessivo ou com a insegurança que prejudica o seu relacionamento, saiba que você não está sozinho(a). Cada pessoa tem sua própria jornada, e o primeiro passo para o bem-estar emocional e relacional é buscar o apoio certo.


Se você está pronto(a) para dar esse passo e começar essa jornada, transformar sua relação, agende uma sessão comigo. Juntos vamos trabalhar as suas questões pessoais. 

Clique no link abaixo para agendar sua consulta!




bottom of page